Governo recua e admite que casos de Covid-19 estão aumentando

Governo recua e admite que casos de Covid-19 estão aumentando

"Parecia que a curva estava chegando a um platô, mas entre a 24¬™ e 25¬™ semana epidemiológica, tivemos um aumento de novos casos", disse.

O mesmo ocorreu em rela√ß√£o à média di√°ria de novas mortes na última semana, que voltou a registrar avan√ßo após um primeiro sinal de queda.

Dados apresentados pela pasta nesta quarta apontam que o país registra 1.188.631 casos confirmados, com 53.830 mortes.

O cen√°rio da epidemia varia pelo país.

Segundo o ministério, o Centro-Oeste quase dobrou o número de casos na compara√ß√£o entre as duas últimas semanas. Houve aumento de 98% do número de casos e 59% do número de óbitos.

O Sul também teve aumento 76% do número de casos e 46% do número de óbitos no período.

O mesmo ocorreu no Sudeste (crescimento de 26% o número de casos e 30% no número de óbitos entre as duas últimas semanas).

J√° o Nordeste teve aumento de 14% dos casos e redu√ß√£o de 11% dos óbitos, enquanto o Norte houve redu√ß√£o tanto do número de casos quanto de óbitos.

Questionado sobre o que levou ao novo aumento na curva, o diretor do departamento de vigil√Ęncia, Eduardo Mac√°rio atribuiu o avan√ßo ao início de um período de maior circula√ß√£o de vírus respiratórios em algumas regi√Ķes.

"Estamos vivendo uma transi√ß√£o entre esta√ß√Ķes. A gente imagina que a transi√ß√£o epidemiológica est√° ocorrendo no Brasil, o que aumenta o alerta nos estados que n√£o passaram pelo que o Norte e Nordeste passaram nos últimos meses", disse.

O novo coronavírus também avan√ßa ao interior.

Atualmente, 4.937 municípios do país, o equivalente a 88,6% do total, j√° registram casos da Covid-19.

Dados também apontam uma redu√ß√£o no total de casos nas capitais e aumento nos registros no interior.

CORES DEMO
PERSONALIZADA

Crie seu degradê:


OUTROS TEMAS