Estudante de Curitiba cria respirador emergencial de baixo custo

Estudante de Curitiba cria respirador emergencial de baixo custo

 

O estudante esclareceu que o projeto foi desenvolvido obedecendo os requisitos da Agência Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) e teve apoio de todo os professores do curso de engenharia da PUCPR. Robson vem trabalhando no produto desde maio deste ano e aguarda a certifica√ß√£o pela Anvisa ainda esta semana, para que possa buscar um investidor interessado em produzir o respirador.

Segundo ele, a ideia por tr√°s do projeto é "fazer uma coisa bem acessível que possa servir em postos de saúde, hospitais, no atendimento a pessoas infectadas pela covid-19, desde a unidade de pronto-atendimento até a unidade de terapia intensiva". Os testes do aparelho foram realizados nos hospitais Universit√°rio Cajuru (HUC) e o Marcelino Champagnat, ambos da PUCPR.

Montagem r√°pida

Pensando na demanda mundial por respiradores durante a pandemia do novo coronavírus, Robson quis desenvolver um aparelho artificial que pudesse ser produzido rapidamente. Cada motor desenvolvido por ele pode ser montado em menos de uma hora, por apenas uma pessoa. "D√° para montar centenas em um dia só", destacou, afirmando que o projeto pode ser reproduzido a nível nacional.

No entanto, o estudante observa que esse é um equipamento emergencial, liberado pela Anvisa para uso apenas durante a pandemia. "Depois, ele tem que ser recolhido. Ele é, justamente, para aliviar o sistema de saúde neste momento", esclareceu. O projeto fica ligado direto, no mínimo, durante 15 dias. "Ele n√£o pode dar defeito porque o paciente fica sedado e respira por meio dele."

A m√°quina foi validada no Centro de Simula√ß√£o da PUCPR, sob a supervis√£o da dire√ß√£o geral do Hospital Universit√°rio Cajuru (HUC), em Curitiba. O diretor geral do HUC, Juliano Gasparetto, afirmou que, pelos testes executados, "o aparelho j√° teria condi√ß√Ķes de ser utilizado para atender os pacientes infectados pelo novo coronavírus e até em cirurgias".

CORES DEMO
PERSONALIZADA

Crie seu degradê:


OUTROS TEMAS