Uerj e UFF voltam às aulas, de forma remota, em setembro

A Universidade do Estado do Riode Janeiro(Uerj) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) v√£o retomar as atividades acadêmicas, de forma remota, a partirde setembro, devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o calend√°rio emergencial da Uerj, haver√° novo prazo para inscri√ß√£o em disciplinas, que se inicia em3 de setembro. J√° para os estudantes aprovados nas reclassifica√ß√Ķes do Vestibular 2020, as matrículas ser√£o abertas em agosto, de formaonline, pelo Portal do Vestibular. As aulas do primeiro semestre de 2020come√ßam em14 de setembroe se estendem até12 de dezembro. O encerramento, após as avalia√ß√Ķes finais, est√° marcado para19 de dezembro.

Segundo a Uerj, as unidades acadêmicas oferecer√£o atividades letivas por meios digitais, com carga hor√°ria equivalente às aulas presenciais anteriormente programadas. Excepcionalmente nestes períodos, os alunos ser√£o dispensados de frequência presencial. No entanto, haver√° controle de participa√ß√£o de acordo com a proposta pedagógica.

Com o objetivo de favorecer a inclus√£o do maior contingente possível de estudantes, ser√° reduzido o número mínimo de disciplinas exigido no semestre. Os graduandos dever√£o se inscrever em pelo menos uma disciplina, obrigatória ou eletiva.

Para aqueles que n√£o puderem realizar as atividades remotas, ser√° garantida a possibilidade de trancamento especial. Este prazo n√£o ser√° contabilizado no limite de seis períodos a que todos têm direito normalmente. Os calouros também poder√£o, em car√°terexcepcional, solicitar o trancamento, mesmo estando no primeiro período de seu curso de gradua√ß√£o.

De acordo com a Uerj, as atividades remotas ser√£o oferecidas em plataformas tecnológicas públicas e gratuitas de ensino e de webconferência, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que j√° vem sendo usado por diversas unidades desde abril e conta com mais de 20 mil inscritos, entre alunos e professores.

UFF

O primeiro semestre letivo de 2020 da UFF est√° marcado para iniciar em14 de setembro, com dura√ß√£o até15 de dezembro; e o segundo semestre ocorrer√° entre 1¬ļ de fevereiro e10 de maiode 2021. A universidade informou que, de acordo com as evidências científicas atualmente disponíveis, é prov√°vel que n√£o haja retorno presencial este ano.

A decis√£o do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extens√£o autorizou, em car√°terexcepcional, a substitui√ß√£o das atividades acadêmicas presenciais de componentes curriculares teóricos, pr√°ticos e/ou teórico-pr√°ticos dos cursos de gradua√ß√£o presencial da UFF por atividades remotas por meio de tecnologias digitais de informa√ß√£o e comunica√ß√£o, durante o período de pandemia da covid-19. A inscri√ß√£o nas disciplinas ser√° facultativa.

CORES DEMO
PERSONALIZADA

Crie seu degradê:


OUTROS TEMAS