Política

Justiça Eleitoral já registrou mais de 55 mil pedidos de candidaturas

Por Administrador

19/09/2020 às 18:46:35 - Atualizado h√°

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) j√° registrou mais de 55 mil pedidos de candidatura para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas elei√ß√Ķes municipais de 2020, até as 17h deste s√°bado (19). Seguindo a tradi√ß√£o brasileira, os homens s√£o maioria na disputa, representando 66,9% dos pedidos, enquanto as mulheres 33,1%. A faixa et√°ria predominante é de pessoas entre 40 anos e 44 anos de idade e mais da metade se declararam casados 53,1%.

A plataforma desenvolvida pelo TSE DivulgaCandContas aponta ainda que brancos e pardos est√£o em maior número entre os postulantes a uma vaga eletiva municipal, 53,61% e 33,94%, respectivamente, seguidos de pretos, 10,4%. Amarelos e indígenas n√£o chegam a 1% dos registros até agora.

Em rela√ß√£o ao grau escolaridade, a plataforma aponta que 37,56% têm ensino médio completo, na sequência vem os que têm nível superior completo, 26,3% , fundamental incompleto, 12,4%, fundamental completo, 11,74%, superior incompleto, 4,83%, ensino médio incompleto, 4,68%. Os que declararam que apenas leem e escrevem somavam 2,48%.

A maioria dos candidatos n√£o se encaixou em nenhuma das ocupa√ß√Ķes mais frequentes listadas pela Justi√ßa Eleitoral e marcou "outros" nessa op√ß√£o. J√° servidores públicos, agricultores e empres√°rios aparecem na sequência, com 7,16%, 6,92% e 6,54% dos registros. Comerciantes, vereadores e donas de casa representam 5,51%, 5,14% e 3,76%, respectivamente.

A quantidade exata de candidatos nas elei√ß√Ķes de novembro ainda est√° muito aquém da previs√£o do TSE, de 700 mil. O prazo de entrega da documenta√ß√£o exigida pela Justi√ßa Eleitoral para a solicita√ß√£o dos registros pela internet expira às 8h do dia 26 de setembro. Após esse hor√°rio, a entrega ter√° que ser presencial e agendada, exigindo deslocamento ao cartório e os devidos cuidados sanit√°rios.

O agendamento para atendimento presencial ser√° feito pelos meios informados por cada TRE e cartórios eleitorais, e estar√° disponível das 8h30 às 19h. O atendimento ser√° marcado conforme a ordem de chegada dos pedidos - o interessado n√£o poder√° escolher o hor√°rio.

Depois de receber os requerimentos, a Justi√ßa Eleitoral valida a documenta√ß√£o e a encaminha à Receita Federal para emitir o CNPJ. Tendo CNPJ e o registro, os candidatos j√° podem abrir conta corrente da campanha e est√£o aptos para iniciar a arrecada√ß√£o de recursos após o dia 26 de setembro.

Nova data

Por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a data do primeiro e do segundo turnos das elei√ß√Ķes municipais deste ano foram alteradas para os dias 15 e 29 de novembro, respectivamente. A mudan√ßa foi feita por meio da aprova√ß√£o de uma emenda constitucional por deputados e senadores.

Fonte: Agência Brasil
Comunicar erro
Prime News

© 2020 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administra√ß√£o do portal e veja todas as possibilidades e op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o de cores, blocos, widgets e v√°rios outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS