Polícia Segurança

Após nova fuga de presos em delegacia, Adepol cobra concurso e diz que policiais estão adoecendo

Por Administrador

22/09/2020 às 18:23:27 - Atualizado h√°

Em entrevista à Banda B, Fagundes explicou que apenas um investigador estava na Delegacia de Campina Grande do Sul no momento da fuga. "A Polícia Civil passa por um processo de sucateamento muito grande. Hoje o Governo do Estado n√£o garante nem a célula essencial, que é formada por dois policiais. Uma simples intima√ß√£o depende de dois, ent√£o imagina a seguran√ßa de presos. No Paran√°, hoje temos cerca de 46% do efetivo previsto em lei. Deveríamos ser quase 9 mil policiais, mas infelizmente n√£o chegamos a 4 mil", afirma.

Ao todo, nove presos fugiram da Delegacia de Polícia de Campina Grande do Sul na madrugada de segunda-feira (21). Os detentos conseguiram fazer um buraco em uma das paredes da cela e acessar a parte dos fundos da delegacia, por volta das 3h30. O plantonista percebeu a movimenta√ß√£o, mas n√£o conseguiu impedir a fuga dos nove.

Adoecimento

Segundo o presidente da Adepol, a sobrecarga que recai sobre os atuais integrantes da Polícia Civil tem provocado adoecimento e levado até mesmo a suicídios. "A atividade policial tem natureza complexa, ent√£o por si só é estressante. É uma profiss√£o que est√° entre as mais estressantes do mundo, ent√£o quem dir√° no Brasil, um país em que a demanda por seguran√ßa é gigantesca. Isso gera sobrecarga de trabalho e de responsabilidade. E, no Paran√°, temos ainda esse peso muito grande: que é o desvio de fun√ß√£o, que faz o policial cuidar de presos", explica.

Desde 2018, o Governo do Paran√° tenta reduzir o impacto de manter presos em delegacias. Em novembro daquele ano, o Departamento Penitenci√°rio (Depen) passou a gerir as carceragens de algumas delegacias do estado.

Concurso

Para Fagundes, é necess√°rio que o concurso público para a contrata√ß√£o de novos policiais ocorra ainda em 2020. O Governo do Estado espera fazer a contrata√ß√£o de 50 delegados, 300 investigadores, e 50 papiloscopistas. As inscri√ß√Ķes se iniciaram no dia 4 de maio e terminaram em 2 de junho, totalizando 106.338 inscritos. "É importante fazer ainda esse ano, para no m√°ximo ano que vem, os aprovados ingressarem", conclui.

Outro lado

A Banda B procurou a Secretaria de Seguran√ßa Pública (Sesp), que n√£o se posicionou até o momento.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Prime News

© 2020 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administra√ß√£o do portal e veja todas as possibilidades e op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o de cores, blocos, widgets e v√°rios outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS