Sa√ļde

Pesquisa mostra casos compatíveis com a recorrência de covid-19

Por Administrador

17/10/2020 às 12:00:30 - Atualizado h√°

 

Keny Colaresexplica que os casosestudados têmcaracterísticascompatíveis com a recorrência, oriunda da mesma infec√ß√£o –que équando a pessoa tem a doen√ßa, melhora, evolta a manifestarsintomas.

O infectologistadestaca que o grupovaiaprofundar os estudosparasaber se essa nova manifesta√ß√£o da doen√ßa foi na realidade umareinfec√ß√£o. Neste caso, a pessoa ficou curada, teve novo contato com o vírus e se contaminou de novo. Essa semana, um caso desse foi confirmado nos Estados Unidos.

“O que est√° publicado aí na literatura, foi estudado o material do vírus da primeira infec√ß√£o e dasegundainfec√ß√£o, comparando o código genético desses dois vírus mostrando que era vírus diferentes. Provavelmente, a pessoa se contaminou novamente e est√£o sendo chamados de reinfec√ß√£o. Os nossos casos, talvez a gente n√£o tenha comocomprovar se é reinfec√ß√£o porque a gente ainda n√£o conseguiu fazer esses testes de estudo do genoma desses vírus. Nós estamos buscando recolher esse material para conseguir fazer”, explicou.

ASecretaria de Saúde doCear√°ainda est√° apurando a situa√ß√£o de160 pessoas de diversas regi√Ķes do Cear√° que testaram positivo duas vezes para a covid-19.Os casos s√£o pacientes que, realizaram dois exames RT-PCRcom uma diferen√ßa de21 dias ou mais e tiveram resultado positivo para a doen√ßaem ambos.

Para o médico, a principal li√ß√£o para esse momento – ainda de muitas incertezas –é que devemos manter os cuidados para evitar a dissemina√ß√£o do novo coronavírus.

Em setembro, o artigo sobre os Sintomas Clínicos Recorrentes de Covid-19 nos seis primeiros casos analisados pelos pesquisadores cearenses ficou entre os dez estudos de maior destaque do site Covid Reference.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Prime News

© 2020 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administra√ß√£o do portal e veja todas as possibilidades e op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o de cores, blocos, widgets e v√°rios outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS