Política

Bolsonaro participa da comemoração ao Dia do Aviador e da FAB

Por Administrador

23/10/2020 às 14:23:31 - Atualizado h√°

O presidente Jair Bolsonaro, participa comemora√ß√£o do Dia do Aviador e da For√ßa Aérea Brasileira. - Isac Nóbrega/PR

Em 2014, Brasil e Suécia iniciaram as atividades conjuntas com assinatura do contrato para o desenvolvimento e produ√ß√£o de 36 avi√Ķes Gripen para a FAB, que se baseia no design de vers√Ķes anteriores, mas com as particularidades solicitadas pelo comando da Aeron√°utica. As plataformas s√£o desenvolvidas e produzidas na Suécia com a participa√ß√£o de técnicos e engenheiros brasileiros.

De acordo com a FAB, essa integra√ß√£o faz parte da transferência tecnológica e visa proporcionar o conhecimento necess√°rio para a continuidade das atividades no Brasil. Para a corpora√ß√£o, o F-39 Gripen representa “um significativo salto tecnológico para a avia√ß√£o de ca√ßa da FAB, bem como um exemplo exitosos de desenvolvimento colaborativo”.

Ca√ßa Gripen E, adquirido na Suécia, faz seu primeiro voo no Brasil

Aeron√°utica apresenta oficialmente o ca√ßa Gripen, adquirido na Suécia -Sgt Bianca / For√ßa Aérea Brasileira

A aeronave chegou ao Brasil no dia 20 de setembro, no Porto de Navegantes, em Santa Catarina, após ter sido transportado de navio da Suécia. Ela ficar√° no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, na planta da Embraer, em S√£o Paulo, estrutura construída para a transferência de tecnologia, suporte e atualiza√ß√Ķes no ciclo de vida da plataforma na FAB.As atividades acontecer√£o em coopera√ß√£o entre a Saab e as empresas nacionais selecionadas como benefici√°rias no programa de transferência de tecnologia, que se preparam para produzir partes e montar as unidades Gripen no Brasil. As últimas 15 aeronaves dever√£o ser produzidas integralmente dentro das instala√ß√Ķes da Embraer.

O Dia do Aviador e da For√ßa Aérea Brasileira, celebrados em 23 de outubro, marcam o primeiro voo do 14 Bis realizado pelo brasileiro Alberto Santos Dumont. O voo do aparelho mais pesado do que o ar ocorreu em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris. O 14 Bis percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo perante mais de mil espectadores e a Comiss√£o Oficial do Aeroclube da Fran√ßa, institui√ß√£o de reconhecimento internacional autorizada a homologar descobertas aeron√°uticas marcantes.

Durante o evento também foi realizada a imposi√ß√£o da Ordem de Mérito Aeron√°utico, a mais importante condecora√ß√£o da FAB. A medalha é concedida a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profiss√£o ou em reconhecimento aos servi√ßos prestados ao país. Foram agraciados, nesta sexta-feira, entre outros, ministros de Estado, como Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, e Rogério Marinh, do Desenvolvimento Regional, além de parlamentares, autoridades militares e embaixadores.

Fonte: Agência Brasil
Comunicar erro
Prime News

© 2020 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administra√ß√£o do portal e veja todas as possibilidades e op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o de cores, blocos, widgets e v√°rios outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS