Sa√ļde

Média móvel de mortes por covid-19 aumenta no Rio

Por Administrador

21/11/2020 às 21:00:49 - Atualizado h√°

A média móvel de mortes dos últimos sete dias vem aumentando no estado do Rio de Janeiro desde 11 de novembro. De acordo com o indicador Monitora Covid-19, da Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), naquele dia era30,14 óbitos eontematingiu 110,86.

A média móvel é um indicador considerado importante por pesquisadores para avaliar a tendência da pandemia, com menor interferência das oscila√ß√Ķes di√°rias. O c√°lculoé feito a partir do número demortes registradas nas últimas 24 horas, somadas às que ocorreram nosseis dias anteriores, e o resultadoé divididopor sete.J√° amédia móvel de novos casos dos últimos sete dias também aumentou. Era1540,86 no dia 15 de novembro eontemalcan√ßou 1987.

Ocupação

A Secretaria de Saúde do estado informouque h√° 352 leitos operacionais de covid-19 disponíveis nas unidades da rede estadual. Desse total, 191 s√£o de enfermaria e 161 de UTI.Hojea taxa de ocupa√ß√£o, considerando todas as unidades da rede estadual destinadas à covid-19, est√° em 28% em leitos de enfermaria e 60% em leitos de UTI.

Na rede pública, 227 casos suspeitos ou confirmados de infec√ß√£o pelo novo coronavírus aguardam transferência para leitos de interna√ß√£o, sendo 120 para enfermaria e 107 para UTI, “que podem ser regulados para diferentes redes, sejam municipais, estadual ou federal.

Para a secretaria, n√£o h√° falta de leitos para a doen√ßa no estado, e a fila de espera decorre da necessidade de buscar vagas na Central Estadual de Regula√ß√£o, que contemplem todas as necessidades clínicas de pacientes com comorbidades, garantindo assistência especializada emcada caso.

Segundo a resolu√ß√£o sobre a classifica√ß√£o dos leitos de covid-19 na regi√£o metropolitana do estado do Riode Janeiro, publicada naquarta-feira (18), os leitos destinados ao tratamento de pacientes portadores da doen√ßa, sejam clínicosou de UTI, “que estejam livres devem, obrigatoriamente, ser classificados em status azul, ou seja, prontos para serem utilizados”.

Com isso foram disponibilizados, imediatamente, 83 leitos: 42 no Hospital Municipal S√£o José, em Duque de Caxias; 25 no Hospital Universit√°rio Pedro Ernesto; 12 no Instituto Nacional de Infectologia; três no Hospital Estadual Carlos Chagas; umno Hospital Estadual Anchieta.

São Gonçalo

A ocupa√ß√£o dos leitos do município de S√£o Gon√ßalo, na regi√£o metropolitana do Rio, saiu de 100% e, segundo a prefeitura,hojeest√° em 80%. Nestes√°bado(21) foram abertos 20 leitos de urgência e emergência nos hospitais de Retaguarda, no centro da cidade, e no franciscano Nossa Senhora das Gra√ßas, no bairro da Lagoinha. Na semana que vem ser√£o abertos mais 60 leitos, também no Hospital de Retaguarda. De acordo com a prefeitura, além dos pacientes de S√£o Gon√ßalo, a rede de saúde tem atendido doentes que chegam de cidades vizinhas como Niterói, Itaboraí, Maric√°, Tangu√°, Silva Jardim e S√£o Pedro da Aldeia, que têm encaminhado crian√ßas atendidas pela UPA pedi√°trica.

Capital

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio informou que a taxa de ocupa√ß√£o de leitos de UTI para covid-19 na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui unidades municipais, estaduais e federais, no município é de 79%. Ataxa de ocupa√ß√£o nos leitos de enfermaria é de 61%. A rede municipal tem901 leitos para a doen√ßa,entre eles, 271 de UTI. “O número de leitos especializados na rede é maior do que a demanda por interna√ß√Ķes para tratamento da doen√ßa”, informou a secretaria.

Hospitaliza√ß√Ķes

Atualmente, h√° 589 pacientes internadosnas unidades da rede municipal, sendo 258 em UTIs. A rede SUS na capital tem 960 pessoas internadas em leitos especializados, sendo 445 em UTI.

Em toda a rede SUS da regi√£o metropolitana 1, que engloba a capital e municípios da Baixada Fluminense, h√° 147 pessoas j√° com leitos de destino regulados em processo de transferência. Desse total, 50 s√£o para UTI covid.

Fonte: Agência Brasil
Comunicar erro
Prime News

© 2020 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administra√ß√£o do portal e veja todas as possibilidades e op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o de cores, blocos, widgets e v√°rios outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS