Sa√ļde curitiba

Saiba quem serão os primeiros a receber a vacina contra Covid-19 em Curitiba

Por Administrador

19/01/2021 às 19:46:42 - Atualizado h√°

Os primeiros a serem vacinados no local s√£o os 250 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que ser√£o respons√°veis pela aplica√ß√£o da vacina na cidade.

Depois desse ato simbólico, o pavilh√£o estar√° fechado para a conclus√£o da obra.

Aten√ß√£o: o público n√£o deve procurar o local em busca da vacina porque todos os vacinados v√£o ser convocados, de acordo com o fluxo de vacina√ß√£o, pelo aplicativo Saúde J√°.

Como será a vacinação

Após o evento que marca o início da campanha de vacina√ß√£o as equipes da SMS come√ßam a percorrer as institui√ß√Ķes de longa permanência (ILPs) da cidade para aplicar a vacina, in loco, nos moradores, funcion√°rios e cuidadores dos idosos.

O primeiro local a ser atendido ser√° o Pequeno Cotolengo, no bairro Campo Comprido, onde ser√£o vacinadas 218 pessoas. Incluindo as demais ILPs, a expectativa é de que sejam vacinadas nesta quarta-feira um total de 825 pessoas.

Com esse trabalho conjunto, explica Juliano Gevaerd, diretor de Aten√ß√£o Prim√°ria da SMS, a expectativa é que até meados da semana que vem estejam vacinados todos os moradores, funcion√°rios e cuidados das 127 institui√ß√Ķes de longa permanência da cidade.

Também v√£o ser vacinados os indígenas, em sua comunidade.

Obras

Enquanto as equipes se dedicam à vacina√ß√£o destes grupos priorit√°rios, ser√£o realizadas as obras no Pavilh√£o de Exposi√ß√Ķes do Parque Barigui. Instala√ß√£o de divisórias, servi√ßos de instala√ß√£o das partes hidr√°ulica e elétrica, comunica√ß√£o visual, instala√ß√£o de gerador de energia e c√Ęmara fria, equipamentos de inform√°tica e, na última fase, o mobili√°rio.

Nesta ter√ßa-feira (19/01) teve início a montagem dos 52 boxes, que dever√£o estar concluídos até ter√ßa-feira (26/01).

Cuidados

Embora a SMS tenha amplo domínio de grandes campanhas de vacina√ß√£o em estruturas j√° existentes na rede de saúde – incluindo utiliza√ß√£o de sistema drive-thru –, foi feita a op√ß√£o por concentrar a vacina√ß√£o em um único local neste início de campanha. O motivo: trata-se de uma √°rea ampla que garante melhor fluidez nesta primeira fase do processo de vacina√ß√£o.

Ao contr√°rio das campanhas anteriores, esta contra a covid-19 prevê a vacina√ß√£o de 80% da popula√ß√£o e o monitoramento de cada um que receber a vacina, bem como da própria vacina.

Além disso, é a primeira campanha em meio a uma pandemia e usando um imunizante aprovado emergencialmente. Num lugar amplo e com toda a infraestrutura ser√° possível atender a todos de forma segura, desde a chegada até a pós-vacina√ß√£o.

Por que se optou pelo pavilh√£o

O pavilh√£o j√° conta com infraestrutura elétrica e hidr√°ulica e de equipamentos, o que permitiu a r√°pida implanta√ß√£o de organiza√ß√£o do processo de trabalho da Central de Vacina√ß√£o, com √°reas de espera no pré-vacina e de estabiliza√ß√£o no pós-vacina.

O espa√ßo permite a vacina√ß√£o simult√Ęnea de muitas pessoas, garantindo distanciamento e ventila√ß√£o adequados, o que favorece a seguran√ßa do público e dos profissionais encarregados da vacina√ß√£o.

A centraliza√ß√£o facilita a logística necess√°ria para envio e guarda de materiais e insumos, bem como a disponibiliza√ß√£o de uma equipe treinada, exclusivamente para vacina√ß√£o.

O espa√ßo é de f√°cil acesso, conhecido pela popula√ß√£o curitibana, disp√Ķe de linhas de ônibus e amplo estacionamento. Outro fator preponderante é que a estrutura possui acessibilidade plena para cadeirantes
Possibilitará ainda a instalação de um drive-thru para vacinação de idosos, utilizando toda a estrutura já implantada.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Prime News

© 2021 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administra√ß√£o do portal e veja todas as possibilidades e op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o de cores, blocos, widgets e v√°rios outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS