Sa√ļde UTI

Serviços de voos fretados com UTI têm fila de espera de dois dias em Manaus

Por Administrador

19/01/2021 às 21:46:41 - Atualizado h√°

“Pedimos diariamente de 20 a 16 voos, mas só conseguimos cerca de 4”, diz Sérgio Ferreira Filho, presidente da Unimed Manaus.

Segundo ele, a expectativa é que ainda leve algumas semanas até que o sistema de saúde entre em fase de normaliza√ß√£o.

“Tenho 116 leitos no hospital da Unimed e atualmente tenho 160 pacientes internados. Estamos tendo que improvisar. J√° cheguei a ter 190. N√£o posso fechar as portas. Em 30 anos de medicina nunca vi algo assim”, afirmou ele.

A única maneira de resolver a superlota√ß√£o é transferir os pacientes. E como a situa√ß√£o de todos os planos de saúde era parecida, o sistema aéreo também colapsou.

“O pre√ßo de um voo de Manaus para S√£o Paulo custava R$ 120 mil e passou para R$ 180 mil”, diz Ferreira Filho.

Empresas que prestam esse tipo de servi√ßo e que falaram com a reportagem, com a condi√ß√£o de que seus nomes fossem mantidos em sigilo, afirmam que n√£o houve um aumento no valor cobrado por quilômetro.

Segundo as empresas, o que ocorreu é que os avi√Ķes est√£o tendo que sair de bases mais distantes para atender a demanda, e que isso acaba encarecendo o voo. Se antes o avi√£o saída de Manaus para uma cidade do Nordeste, por exemplo, agora é preciso lev√°-lo de outro local, como de uma cidade do Centro-Oeste, para Manaus e de l√° para o destino final. É por isso, dizem as empresas, que os pre√ßos aumentaram.

Ferreira Filho afirma que o servi√ßo, que é conhecido como aeromédico, n√£o é voltado apenas para as pessoas de classe mais alta. “Qualquer pessoa que tenha os nossos planos pode utilizar esse tipo de servi√ßo. Precisamos atender os pacientes. Se n√£o temos leitos aqui, precisamos lev√°-los até onde existam leitos.”

A estimativa das companhias é que em alguns dias o aumento na procura por voos com UTI foi de 300% na compara√ß√£o com o mesmo período no ano passado.

A procura é ainda maior do que foi registrado no primeiro surto de coronavírus que ocorreu na cidade, no início da pandemia.

Mas, assim como na primeira onda, a expectativa é que as interna√ß√Ķes diminuam nos próximos dias e que o sistema aéreo se normalize nas próximas semanas.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Prime News

© 2021 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administra√ß√£o do portal e veja todas as possibilidades e op√ß√Ķes de personaliza√ß√£o de cores, blocos, widgets e v√°rios outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS