Tecnologia

Cadastros falsos para vacinação da Covid roubam dados e senhas de vítimas

Por Administrador

22/01/2021 às 16:00:47 - Atualizado há
Golpes ocorrem por e-mail, ligações e SMS para roubar credenciais de e-mail e contas do WhatsApp. Quem faz parte do grupo prioritário deve procurar a secretária de saúde estadual. E-mail promete cadastrar vítima em programa de vacinação para a Covid-19.

Reprodução/Kaspersky

A empresa de segurança Kaspersky e o Ministério da Saúde emitiram alertas sobre fraudes que prometem cadastrar as vítimas para a vacinação contra a Covid-19.

Quem cair no golpe e fornecer suas informações pode ter a conta de WhatsApp roubada ou o e-mail acessado pelos golpistas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as vítimas são contadas com o pretexto de realizar o cadastro para a vacinação.

Em seguida, os golpistas tentam cadastrar o telefone em um aplicativo de mensagens e então solicitam o código que chega por SMS para supostamente confirmar o cadastro de vacinação.

Caso o código seja fornecido, os criminosos poderão ativar um app de mensagem (como o WhatsApp) em outro telefone, roubando a conta da vítima.

Saiba como aumentar a segurança do celular e dos aplicativos de mensagens

Já na fraude detectada pela Kaspersky, as senhas de acesso aos e-mails corporativos é que estão na mira dos criminosos.

A mensagem orienta a vítima a utilizar a mesma senha da conta de e-mail para o suposto cadastro. Quem seguir essa instrução permitirá a entrada de invasores em sua caixa de mensagens, comprometendo informações e até a rede da empresa.

Site falso solicita senha do e-mail da vítima.

Reprodução/Kaspersky

Estados têm cadastro limitado

O cadastramento para a vacinação realmente está ocorrendo em alguns estados. Quem faz parte do grupo prioritário estabelecido – profissionais da saúde e grupos indígenas, por exemplo – pode se informar sobre o processo com a secretaria de saúde estadual.

No entanto, os órgãos de saúde não realizam contato direto para oferecer a inclusão no cadastro, como os criminosos estão fazendo. Também não é solicitada qualquer senha de acesso como condição para o cadastramento.

Governo de SP cria site para pré-cadastro na campanha de imunização contra Covid-19 entre grupos prioritários do estado

Por esse motivo, recomenda-se ignorar qualquer contato que supostamente ligado ao cadastro para a vacinação.

O Ministério da Saúde também frisou que, nesta etapa inicial de distribuição do imunizante, a população geral ainda não deve procurar os postos de saúde para ser vacinada.

Dúvidas sobre segurança, hackers e vírus? Envie para [email protected]

Veja 5 dicas para sua segurança digital

5 dicas de segurança para sua vida digital

Assista mais vídeos para se manter seguro na internet
Fonte: G1
Comunicar erro
Prime News

© 2021 Prime News - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Prime News
CORES DEMO
PERSONALIZADA

Acesse a administração do portal e veja todas as possibilidades e opções de personalização de cores, blocos, widgets e vários outras possibilidades. Clique aqui para ir ao painel.

OUTROS TEMAS