Educação deslizamentos

Escolas públicas do Rio recebem oficina sobre deslizamento de encostas

Por Administrador

24/10/2021 às 08:42:20 - Atualizado h√°

Oficina sobre deslizamentos de terra para alunos de escolas municipais - Fernando Fraz√£o/Agência Brasil

“Vocês sabem o que é um desastre?”. Quem faz a pergunta é a estudante de engenharia mec√Ęnica da UFRJ Isabela Cardoso, 21 anos, logo no início da oficina. Isabela entrou no Encosta Viva por se identificar com a situa√ß√£o. Ela mora em local de risco de deslizamento no Rio, no morro do Salgueiro, no bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade.

“Eu vivo isso, eu vejo, sinto na pele como é ver um deslizamento. É algo muito triste. Saber que isso poderia ser evitado com conscientiza√ß√£o, acho que faz muita diferen√ßa. A gente come√ßa pela base, que s√£o crian√ßas, jovens e adolescentes, porque a maioria deles leva esse tema para casa, onde abordam e comentam o assunto”, diz.

Mais da metade da √°rea do estado do Rio de Janeiro tem suscetibilidade a deslizamentos classificada como muito alta, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estudo divulgado em 2019, mostra que 53,9% do território fluminense est√° no nível m√°ximo de risco. Outros 19,9% est√£o classificados como alta suscetibilidade, a segunda faixa mais elevada. O estado é o líder absoluto entre as unidades da federa√ß√£o em termos de √°reas com maior suscetibilidade. O estado vizinho, Espírito Santo, aparece em segundo lugar, com 44,9% do território com suscetibilidade muito alta e 19,9%, alta.

Escolas públicas

Oficina sobre deslizamentos de terra para alunos de escolas municipais

Oficina sobre deslizamentos de terra para alunos de escolas municipais - Fernando Fraz√£o/Agência Brasil

“A oficina conta com maquetes e objetos para trazer experiência lúdica para os alunos e buscar essa intera√ß√£o com eles. Foram escolhidas escolas próximas a morros, onde alguns dos alunos moram. N√£o necessariamente eles vivenciam deslizamentos, mas moram em comunidades que sofrem problemas de deslizamento”, diz o professor da Escola Politécnica da UFRJ e coordenador do projeto, Marcos Barreto de Mendon√ßa.

As escolas municipais Reverendo Martin Luther King, onde a oficina ocorreu na última semana, e Thomas Mann, no Cachambi, onde ocorrem na próxima semana, ambas na Zona Norte do Rio, s√£o as primeiras unidades escolares a receberem atividade educativa sobre desastres associados a deslizamentos voltada para estudantes do ensino fundamental. A inten√ß√£o é que o projeto siga no ano que vem e que envolva também agentes públicos que lidam diretamente com a quest√£o dos deslizamentos.

Além de abordar os motivos dos deslizamentos, entre eles, escava√ß√Ķes, acúmulo de lixo e desmatamento, a oficina mostra os mecanismos de alerta existentes e os canais de assistência. “Hoje tem alarme pela cidade inteira. O sistema é aplicado no mundo inteiro. Isso é uma medida emergencial. É importante entender o que é esse sistema de alerta e conhecer o alarme de forma que o morador participe de a√ß√Ķes previstas”, explica Mendon√ßa.

Na turma do 8¬ļ ano, a maior parte dos alunos nunca ouviu uma sirene de alerta. E mesmo quem ouviu, às vezes, n√£o a levou à sério. “Eu, por experiência própria, às vezes n√£o acreditava. Ouvia a sirene tocando e via que a terra n√£o deslizava. Que bom que n√£o deslizou. A sirene est√° alertando que h√° risco de deslizamento, n√£o quer dizer que v√° deslizar. Mas você deve se ligar nos alertas, nas sirenes, [conhecer] os pontos de apoio”, diz Isabela.

A estudante Ester Carvalho, 13 anos, que participou da aula, decorou as orienta√ß√Ķes. “A minha casa n√£o tem risco de deslizamento, mas eu pude aprender muito, posso informar um familiar meu ou quem mora perto disso: "olha, quando tocar a sirene, fique ligado, procure um lugar seguro", e, assim, proteger eles”, diz

Interc√Ęmbio de conhecimento

Oficina sobre deslizamentos de terra para alunos de escolas municipais

Oficina sobre deslizamentos de terra para alunos de escolas municipais - Fernando Fraz√£o/Agência Brasil

Segundo a diretora adjunta da Martin Luther King, Priscila Maria Concei√ß√£o Costa, para a escola, é importante o contato e interc√Ęmbio com universidades. Além disso, o tema é de interesse da institui√ß√£o. “Se tratando de uma escola pública, isso é mais importante ainda porque esse projeto sobre deslizamento em encostas atinge principalmente o nosso público de escola pública, morador de comunidade, das favelas, do entorno e que moram em morro e que sofrem com essas cat√°strofes todos os anos. Veem deslizamento de casa, mortes de famílias”.

As aulas também discutem a ocupa√ß√£o desordenada da cidade e a necessidade de políticas públicas voltadas para a moradia, uma vez que a constru√ß√£o de casa em morros est√°, muitas vezes, associada a causas de deslizamentos. “As pessoas fazem isso porque n√£o têm alternativa de casa”, diz a estudante Evelyn Medeiros, 15 anos. “É uma coisa muito séria. Principalmente agora, com a pandemia, as pessoas est√£o perdendo dinheiro e veem isso como alternativa f√°cil e barata e n√£o é. Tem risco de morte. S√£o vidas”.

Isabela refor√ßa: “N√£o é uma situa√ß√£o que nós escolhemos: viver em uma √°rea de risco. Têm pessoas que n√£o têm para onde ir, ent√£o, é compreensível que a gente leve essa conscientiza√ß√£o para as escolas, para adolescentes e jovens, mas também esse engajamento para eles batalharam e n√£o desistirem. A conscientiza√ß√£o que podem ter coisa melhor, podemos ter coisa melhor, me sinto incluída nesse projeto me sinto incluída em todas as √°reas”.

Orienta√ß√Ķes

Além das sirenes, h√° os pontos de apoio, para onde a popula√ß√£o deve ir em caso de risco de deslizamento - geralmente, associa√ß√Ķes de moradores, escolas e outros espa√ßos devidamente identificados. O Rio de Janeiro conta com o Sistema Alerta Rio da prefeitura, que emite mensagens e boletins de alerta à popula√ß√£o sempre que h√° previs√£o de chuvas intensas que possam gerar inunda√ß√Ķes de vias públicas e/ou acidentes geotécnicos em encostas. Em caso de desastres desse tipo, é preciso acionar a Defesa Civil pelo número 199.

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